Banco Central: rede bancária receberá notas com carimbo de 'Lula Livre'

Um novo boato tem ganhado os grupos do WhatsApp nos últimos dias. A notícia, que foi desmentida pelo Banco Central, indica que cédulas com um carimbo que pede a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não serão aceitas pelos bancos.

A falsa notícia começou a se popularizar depois do surgimento de um vídeo que mostra um homem carimbando uma série de notas. O Partido dos Trabalhadores negou que estaria incentivando a prática.

Em algumas variações do texto, o usuário é incentivado a chamar a polícia caso receba uma dessas cédulas. O portador estará sujeito ao enquadramento no artigo 163 do Código Penal”, indica a mensagem.

Diante da polêmica, o Banco Central declarou que as notas que contenham rabiscos, marcas e símbolos não perdem seu valor e podem ser utilizadas, trocadas e depositadas nos bancos. A entidade afirma que as notas nesse estado que forem recebidas serão recolhidas.

O BC ainda faz um apelo para que as pessoas não danifiquem as cédulas. “O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo”, explica.

https://br.noticias.yahoo.com/banco-central-rede-bancaria-recebera-notas-com-carimbo-de-lula-livre-190356735.html



Categoria:+POLITICA

Deixe seu Comentário